top of page

Caxambu, cidade das águas poderosas

  • Foto do escritor: Valdinara Crippa
    Valdinara Crippa
  • 29 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2022


Entre as montanhas de Minas Gerais, ao sul do estado, na preciosa Serra da Mantiqueira, está Caxambu, uma cidade apaixonante, cheia de história, com aquele clima da serra para saborear um bom pão-de-queijo, e rica em "águas santas", como o povo chama.


Caxambu é considerada a maior estância hidromineral do mundo, atraindo turistas de todo canto para conhecer suas poderosas fontes hidrominerais com águas consideradas medicinais, e essas visitas ao longo do tempo incluiu várias celebridades da nossa história, inclusive a mais importante para a cidade: a da ilustríssima Família Real (visita essa que deixou história e símbolos em Caxambu), e em todas as visitas não faltaram elogios à cidade. Afinal, Caxambu sabe bem receber os visitantes com belas atrações, boa comida e ótima hospitalidade.

ree

Caxambu é uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas, junto com mais outros 14 municípios próximos: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Lambari, Liberdade, Passa Vinte, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.

Conheça o Circuito das Águas: https://circuitodasaguasmg.com.br/


O Parque das Águas é a principal atração turística de Caxambu. Conta com 12 fontes de águas minerais, carbogasosas, sulfurosas, cada fonte possui propriedades diferentes umas das outras, e todas elas possuem alguma função medicinal, e muitas delas você poderá provar. Também é permitido encher a garrafinha e levar das águas para casa, é permitido levar até 10 litros por pessoa.

Princesa Isabel é prova de que as águas de Caxambu fazem muito bem, conta a história que ela e seu marido foram atraídos para a cidade pela enorme fama de suas águas minerais curativas, por que ela queria ser curada de sua infertilidade, embarcaram na viagem à Caxambu ela, o marido Conde D'Eu e a corte toda, a cidade ansiosamente aguardou essa chegada em 15 de novembro de 1868. Vossa Alteza Imperial seguiu religiosamente o tratamento com as águas e prometeu que se conseguisse engravidar presentearia a cidade com uma igreja cujo nome seria Igreja de Santa Isabel. Dizem que por algumas das fontes de serem ricas em ferro, a princesa fazendo esse tratamento com as águas, se curou de uma anemia, conseguindo engravidar. E a igreja de Santa Isabel foi construída como testemunho dessa história.

ree
ree

Dizem por aí que Dom Pedro e sua turma imperial eram grandes apreciadores da águas minerais e termais, conheciam bem seus benefícios terapêuticos e iam longe atrás deles, por isso descobriram logo a fama de Caxambu e deixaram bem a sua marca registrada por lá.

Outro fenômeno das águas de Caxambu, é um gêiser que tem no parque, de água mineral sulfurosa que jorra um coluna de água quente em intervalos não definidos, por conta da pressão do gás subterrâneo que se forma. E isso é uma exclusividade no Brasil dessa região, uma raridade, que infelizmente não presenciei enquanto estive lá, mas deve ser fantástico ver de perto ele em atividade.

Gêiser Floriano de Lemos
Gêiser Floriano de Lemos

Além das atrações das fontes de águas, o parque é lindo, repleto de natureza e obras de arte (observe no parque também as obras do escultor Chico Cascateiro, feitas com argamassa e óleo de baleia, imitando madeira e bambu), o teleférico, um bosque e um lago maravilhoso com pedalinhos, sendo um ambiente ideal para caminhadas e passeios tranquilos e revitalizantes. Também conta com uma piscina de água mineral totalmente natural, e ainda um Balneário Hidroterápico, que oferece serviços de sauna, hidroterapia, hidromassagens, tratamentos estéticos, massoterapia, banhos de imersão, entre outras terapias relaxantes.

ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

O Parque das Águas de Caxambu funciona diariamente das 07 as 18 horas, e o valor da entrada para visitar o parque custa 5 reais, mas para realizar as atividades do Balneário Hidroterápico os valores são a parte, cada atividade tem um valor específico.


Uma outra atração que é legal conferir é o Mirante do Morro Caxambu, você pode chegar até lá a partir do teleférico do parque que percorre 908 metros sobre a vegetação e sobre o lago do parque, chegando ao topo que está a 186 metros acima do parque, obtendo uma vista área de toda a cidade lá de cima. Dá para chegar até lá de carro também, mas de teleférico é mais emocionante. :)

Você com certeza também vai ser convidado a dar um passeio de charrete por lá e conhecer o centro da cidade, os edifícios históricos e um pouco da história da cidade pelos contos do charreteiro. Logo em frente a portaria do parque você irá encontrá-los oferecendo as opções desse city tour mineiro.

Para a vida noturna a opção está em ir para o Calçadão de Caxambu, uma rua onde se concentra os principais barzinhos e restaurantes da cidade.

O clima por lá é ótimo para curtir um inverno pacato e se deliciar na cultura mineira, mas recomendo que saia bem agasalhado a noite, nos fomos em julho e a noite estava bastante fria nesse período.

Caxambu é um lugar repleto de tranquilidade e bem-estar, privilegiada pela natureza e está sempre de braços abertos para compartilhar suas dádivas. Por essas e outras que não foi a toa o que Olavo Bilac escreveu sobre ela:“O que sei é que as águas santas são santíssimas… Esse milagre é operado, em parte pelo uso das águas mas é também devido à doçura deste clima abençoado, dessa serra e desse céu e, principalmente, à bondade sem par desta gente de Caxambu –  uma gente que tem a alma na boca e nos olhos – uma gente meiga que conserva e zela como uma relíquia moral de valor inestimável, a tradição da fidalga e carinhosa hospitalidade mineira – uma gente que acolhe o forasteiro, com um tal requinte de afeto e de sinceridade, que ele, ao partir, deixa cair por aqui um pedaço do coração”.

ree

 
 
 

Comentários


21731881_1402480479848007_90490802173101

Sobre

Olá! Eu sou Valdinara, uma capixaba, apaixonada por viagens, lugares e culturas. Sou fã de carteirinha de sair por aí sobre quatro rodas e um mapa na mão, e a paixão é tanta que convenci o marido a embarcar nessa também.

 

Vem saber mais sobre essa paixão.

 

Contato e Parcerias

Instragram: @econatrip

E-mail:  econatrip@gmail.com

 

© 2020 by Valdinara Crippa. Proudly created with Wix.com

bottom of page