ES: Vila Velha da fé, da indústria, do urbano, da praia e do agroturismo.
- Valdinara Crippa

- 9 de jun. de 2020
- 9 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022

Vila Velha mistura entre suas paisagens as características de centro urbano com o contorno da natureza. Dona do principal cartão-postal do estado do Espírito Santo, suas belas paisagens enfeitam a cena e nos oferecem belas opções de passeios na região metropolitana.

O destaque principal é o maior cartão-postal da cidade e um dos símbolos do estado: o Convento da Penha. Tombado como patrimônio histórico cultural, é um dos mais antigos santuários religiosos do país, construído em 1558 no alto de um penhasco de 154 metros de altitude de onde é possível se ter uma vista incrível de Vila Velha e Vitória, e para quem acessa a terceira ponte que divide as duas cidades consegue observar o visual incrível dessa paisagem que tem o Convento como destaque.
O complexo onde encontra-se o convento possui uma área de mais de 600 mil metros quadrados, contendo um grande faixa de mata atlântica ao redor.
Na primeira área você vai encontrar o estacionamento e um espaço onde ocorre grandes eventos religiosos chamado de campinho, o mirante, lojinha de artigos religiosos, banheiros e lanchonete. Possui um museu na antiga casa dos Romeiros, onde é exibido diversos objetos do acervo histórico do Convento e peças sacras. Ao lado do museu está a Sala dos Milagres, que mostra parte da devoção popular à Nossa Senhora da Penha. A igreja é cheia de arte talhada em cedro por escultor português, realizado entre os anos de 1874 a 1879. No altar-mor fica a imagem de Nossa Senhora da Penha, a peça é original de 1569 vinda de Portugal.

A subida até o convento é bem íngreme, mas é uma estrada bem bonita e arborizada, é possível subir de carro em alguns dias de menor movimento e chegar até o pátio principal onde fica o estacionamento, e de lá seguir a subida a pé somente mesmo para chegar a igreja, também existe a opção de vans na entrada que fazem esse trajeto da subida até o campinho e descida, num valor de 5 reais por pessoa.

Ou para os mais preparados fazer esse percurso a pé, existe para essa caminhada a Ladeira das Sete Voltas, com acesso pelo antigo portão, é um percurso de 457 metros em um estradinha de pedra, com o verde das árvores seculares ao redor, passando pelas sete curvas que dão o nome do caminho, onde existem uns nichos com imagens para orações, essa é uma estrada histórica, com bastante declive, o que exige um certo esforço para enfrentá-la, por isso ela é também apelidada de Ladeira da Penitência, rs. Mas sem dúvidas toda história e natureza ao redor faz ele se tornar um caminho agradável e desejável para experimentar uma caminhada espiritual.

O Convento funciona de segunda a sábado das 5:30 as 16:45, e aos domingos das 4:30 as 16:45, as missas ocorrem de segunda a sexta: nos horários de 6h, 7h, 9h30 e 15h; aos sábados: as 6h; 7h30; 9h; 11h e 15h30 e aos domingos: as 5h, 7h, 9h, 11h, 14h, 16h. A sala de milagres, lojinha e lanchonete funcionam diariamente das 08 as 16:30 e o museu/sala de exposições de quarta a domingo de 08 as 12h e de 12:30 as 16:30.
Em Vila Velha não deixe de visitar também a tradicional Fábrica de Chocolates Garoto, que há mais de 80 anos espalha suas doçuras pelo país e enriquece o estado do Espírito Santo com sua história. É possível conhecer essa história no museu da fábrica, que funciona de segunda a sexta das 10 as 16 horas e aos sábados das 09 as 13 horas, o valor do ingresso custa 10 reais; ou ainda fazer uma visita guiada de aproximadamente 2 horas para conhecer o interior da fábrica e os processos de fabricação dos chocolates, sendo o valor do ChocoTour é de 30 reais por pessoa (ingresso inteiro); aceitam as regras de meia-entrada conforme legislação brasileira para estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes; e isenção do ingresso para aniversariantes mediante apresentação do RG; sendo necessário realizar agendamento prévio do dia e horário da visita pelo site: https://www.garoto.com.br/visite_a_fabrica#1. Ou simplesmente ir até lá para fazer umas comprinhas de chocolate na loja da fábrica, que já é uma belezura. A entrada para a loja é livre, e o funcionamento dela é de segunda a sexta das 09 as 17 horas e aos sábados das 09 as 14 horas.
A Garoto também se destaca na realização anual de uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua do estado: as Dez Milhas Garoto. O maridão adora essa corrida, e já participou de várias edições dela. Eu que não corro nada, só acompanho ele de longe. A corrida é linda e movimenta uma energia incrível de pessoas em Vitória e Vila Velha durante o evento.
Outro museu em Vila Velha que também merece uma visita é o Museu da Vale, situada na antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, às margens da Baía de Vitória, embelezando ainda mais o lugar com essa vista.

Possui um acervo permanente que narra a história da construção da Estrada de Ferro que ligava Vitória a Minas, e outras exposições temporárias também ocorrem por lá conforme programação do museu. A Sala da Maquete é uma das mais visitadas no museu, ela é um protótipo da ferrovia, linda, com 34 metros quadrados, é a maior maquete ferroviária do Brasil.
Outro destaque é a Maria Fumaça que você avista logo na chegada ao museu, a Locomotiva Mikado 185, fabricada na Filadélfia em 1945, esta é uma das últimas locomotivas a vapor adquiridas pela Vale, hoje ela faz parte do acervo do museu e serve de cenário para muitas fotografias no local.
Ao lado do museu você também irá observar um vagão muito charmoso, este é o Café do Museu, um local que serve opções para um lanche de fim de tarde, mas também trabalham com almoço e jantar à la carte, com pratos da culinária italiana e sobremesas. Você só vai ficar na dúvida se senta dentro ou fora do vagão, pois os dois locais proporcionam um ambiente incrível para apreciar.
O funcionamento do museu é de terça a sexta das 08 as 17 horas, aos sábados e domingos das 08 as 18 horas. Já o Café do Museu funciona nas segundas de 10 as 14 horas; às terças, quartas e domingos das 10 as 18 horas; e às quintas, sextas e sábados: das 10 à meia-noite, podendo rolar uma música ao vivo a noite nesses dias.
Outro ponto turístico que você não pode deixar de ir de jeito nenhum é no Farol de Santa Luzia. Ainda que faça isso em uma visita rápida, esse belíssimo lugar merece sim a sua visita. Localizado ao final da praia da Costa, fica numa área pertencente a Capitania dos Portos, aberto a visitação de terça a domingo das 09:00 às 16:30, a entrada é gratuita, uma recomendação importante é que não é permitido entrar no local sem camisa ou com trajes de banho. Exibe o belo farol de 12 metros de altura, produzido na Escócia e enviado para o Brasil no final do século 19, inaugurado por D. Pedro II quando passou a funcionar em 1871 orientando as embarcações que transitam para os portos de Vitória e Vila Velha. A vista do local é muito linda. Para mim uma das mais belas vistas do mar da região metropolitana.
E por falar em belas vistas, bem próximo dali, seguindo o muro de acesso ao Farol você vai observar uma abertura nele, te aconselho a entrar ali para se surpreender e se encantar com a Praia Secreta. Que na verdade, não está mais tão secreta assim, rs.

E continuando a falar em praia, Vila Velha possui boas praias que atraem tanto os moradores da cidade e da vizinha Vitória quanto os turistas, a mais badalada e famosa é a Praia da Costa, emoldurada com calçadão, ciclovia e arena de esportes nas areias da praia, quiosques e bons restaurantes você também encontra por ali, além da rede hoteleira.
Depois dela, seguindo adiante na orla, outras opções são as praias de Itapoã e Itaparica, que são vizinhas, essas são praias mais populares para os moradores, com muitos prédios residenciais na região, mas também possui uma boa infraestrutura de calçadão e ciclovia, bares, restaurantes e quiosques ao longo de sua extensão.

Há aproximadamente 15 km da região central de Vila Velha também está a famosa Barra do Jucu, uma antiga vila de pescadores, que aparece nas músicas dos artistas Martinho da Vila, e da banda capixaba Casaca, famosa pela prática de surf na região e culturalmente marcada pela presença do congo. Por lá fomos conhecer também o Agroturismo que existe na região.
Tão pertinho da praia, a gente descobriu esse caminho que nos leva a apreciar as delícias da fazenda em plena região metropolitana. Estou falando da Fazenda Rico Caipira e da Fazenda Rancho Forte, duas opções do turismo rural localizadas em Vila Velha, ali bem próximo a Barra do Jucu. Sugiro colocar no mapa do seu celular o nome de umas das fazendas e seguir o Google Maps a direção de como chegar. Acessando a Avenida Jaguarussu você vai percorrer uns 3 km de estrada de chão até chegar na Fazenda Rico Caipira e logo a uns 2 km a frente chegará à Fazenda Rancho Forte (vá com cuidado que nessa parte a estrada é um pouco mais apertada).

Na Rico Caipira você encontrará muitas atrações para a criançada, como fazendinha para o contato com bichos, o parque do Riquinho com diversos brinquedos, casa da árvore, tirolesa, pula-pula, passeio de pônei, passeio a cavalo ou de charrete, salão de jogos com totó, sinuca e ping pong, banho de bica, mini golf, passeio no trenzinho (que na verdade é um tratorzinho) com a boneca Emília, e o passeio na Maria Fumaça que é uma atração super cobiçada do lugar, rs. Para a realização dessas atividades é adquirido uma passaporte no sítio no valor de R$ 40 reais para ficar à vontade (o valor pode ser reajustado ou até mesmo ter datas com promoções, então fica atento às redes sociais da fazenda para não perder a oportunidade de levar a criançada). O local também dispõe de um restaurante à la carte com pratos tipicamente caseiros e quem vai para almoçar pode aproveitar para descansar no redário, e pode utilizar o parquinho e visitar a fazendinha sem custo adicional.
A Fazenda Rico Caipira funciona para o público em geral aos sábados, domingos e feriados, das 10 h às 17 h.
Logo a frente está a Fazenda Rancho Forte, um local lindo e rústico, perfeito para para um bom descanso no clima rural, possui um restaurante self-service a quilo maravilhoso (o valor quando fomos em 2018 era em média 70 reais o quilo), e as sobremesas também são divinas. E o leitinho queimado para tomar curtindo o lounge é perfeito. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10 as 17 horas. A área de lazer do local é de acesso gratuito, possuindo redes espalhadas pelas sombras, esteiras e bancos para descanso, e parquinho infantil. É possível realizar também passeios a cavalo com um guia ou passeio de charrete, essa atividade é paga a parte. Toda a decoração do lugar é linda, transmitindo bem o clima de fazenda. Nós amamos!

E voltando ao centro urbano, não poderia deixar de indicar uma ida ao shopping, né?! O meu favorito lá é o Shopping Vila Velha, considerado como o maior shopping do estado do Espírito Santo. E depois o Shopping Praia da Costa, onde conhecemos o queridinho Rick's Burguer e seu famoso Ketchup de Goiabada, uma delícia! :)
Já um outro passeio imperdível, com uma das vistas mais lindas de Vila Velha é o Morro do Moreno. De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as belas praias de Vila Velha e a visão do Convento da Penha, o cartão-postal perfeito do nosso Espírito Santo.
Vale muito a pena essa subida. O acesso é próximo a praia da Costa, pela rua Xavantes. Aberto todos os dias e a entrada é gratuita.
O movimento de turistas e moradores e da equipe da Tirolesa no Moreno que fica instalada no morro, traz maior segurança ao percurso e também a equipe faz um trabalho muito lindo em conservação do local.
A caminhada para chegar ao topo gira em torno de 30-40 minutos, a trilha é considerada de dificuldade fácil, girando em torno de um 1km mais ou menos de distância, uma primeira parte em estrada pavimentada e outra restante em estrada de chão batido. Ideal ir de tênis e roupas leves. Ao chegar lá em cima você vai ver como vale a pena cada passo. A vista é muito linda!!

De lá do alto, você pode fazer como nós, tirar um monte de fotos lindas, depois sentar e passar um tempo admirando a paisagem. Mas para os mais aventureiros podem descer a tirolesa, tem um deck da equipe da Tirolesa do Moreno onde tem todas as instruções e equipamentos para a descida. A tirolesa funciona aos sábados e domingos das 08 as 17h e custa em torno de 60 reais.
A equipe também capricha com o cuidado do morro e montou uma estrutura de deck's, academia e mirantes lá em cima, embelezando ainda mais a vista. Com certeza você vai fazer questão de registrar uma foto em cada uma delas.






































































































































Comentários